Apoio Local a Microempresas – CIMBIS ACICB e ADRACES promovem sessao de esclarecimentos

sessao_cartaz.jpgA Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul, em conjunto com a ACICB - Associação Comercial, Industrial e Serviços de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, a ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro vão promover na sede da ACICB, no próximo dia 15 de Outubro, pelas 14:30h, uma Sessão de Esclarecimento sobre o programa "SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas".

A iniciativa tem como principais objetivos dar a conhecer as novas oportunidades de criação de emprego, e por sua vez estimular o empreendedorismo local, destinando-se a empresários locais, em nome individual ou coletivo, empreendedores, juntas de freguesia, associações, entre outras organizações.

O Programa SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, foi criado pela Portaria n.º 68/2013, de 15 de fevereiro, com o objetivo de apoiar projetos de microempresas, situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento, o SIALM atua de forma integrada, apoiando a realização de investimento e a criação líquida de postos de trabalho.

O SIALM tem uma dotação global de 7,5 milhões de euros para a Região Centro e pretende contribuir para a criação ou fixação de emprego em locais com forte propensão para a desertificação, bem como combater o desemprego, especialmente o juvenil, intensificando significativamente os apoios dirigidos à contratação de jovens entre os 18 e os 30 anos, desempregados ou à procura do primeiro emprego.

A apresentação de candidaturas iniciou-se a 18 de fevereiro e decorre até 9 de dezembro de 2013, através de formulário eletrónico, disponível em: www.pofc.qren.pt. As empresas que venham a ter projetos aprovados no âmbito do SIALM poderão ainda aceder a uma linha de crédito INVESTE QREN, junto dos bancos aderentes para financiar a parte do seu investimento não comparticipada pelo SIALM.

Na região centro o programa SIALM já apoiou 138 empresas, representando 177 novos postos de trabalho, sendo que 9 projetos foram na região da Beira Interior Sul, representando 13 novos postos de trabalho.

Este programa de apoio, está inserido no Programa Valorizar, iniciativa aprovada pelo Conselho de Ministros n.º 7/2013, de 6 de dezembro, e visa o estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local para promover um desenvolvimento regional que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial, numa lógica de coesão territorial. Entre as principais apostas, está a criação de um novo sistema de incentivos a microempresas de base local, no âmbito do QREN, que promova o empreendedorismo e a criação de emprego em concelhos do interior ou com problemas de interioridade.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita para o mail redeempreender@cimbis.pt até às 17h30 do dia 14 de Outubro, indicando o nome completo.