Escolas - 2012/2013

Empreendedorismo nas Escolas

«Para realizar os objetivos da Estratégia de Lisboa, entretanto relançada, a Europa tem de privilegiar o conhecimento e a inovação. A promoção de uma cultura mais empreendedora, a inculcar nos jovens desde o ensino escolar, constitui uma parte significativa deste esforço.»
(Comissão Europeia, 2005)

O Projeto Educação para o Empreendedorismo (EPE) consiste numa proposta para o desenvolvimento de ações empreendedoras ao nível das escolas, nos níveis dos ensinos básico
e secundário, com carácter educativo e formativo estrutural. O desenvolvimento do empreendedorismo em meio escolar pressupõe um desígnio de ação global das escolas no sentido de fomentar a educação para o empreendedorismo.
(Projeto Educação para o Empreendedorismo:
Guião «Promoção do Empreendedorismo na Escola»)

A CIMBIS, lançou este programa ciente da necessidade de criar o gosto e a apetência pela atividade empresarial desde a mais tenra idade dos jovens da nossa área geográfica, e contribuir decisivamente para consolidação de uma cultura de empreendedorismo.

Esta iniciativa funciona nas escolas aderentes nos concelhos que fazem parte da CIMBIS e tem por objetivo a promoção do empreendedorismo, através da sensibilização e formação de professores e alunos.
A formação visa preparar os professores para a transmissão de conhecimentos sobre empreendedorismo aos alunos do 2º e 3º Ciclo, ensino secundário e profissional.
Depois das sessões, os professores deverão estar aptos para dinamizar com os alunos, ao longo das aulas e ainda na atividade que é desenvolvida em secções específicas, a criação de um negócio.

Baseada numa abordagem aprendendo/fazendo, esta formação assenta em atividades e experiências, mais do que na transmissão de conhecimentos teóricos aos participantes. O programa permite uma participação efetiva e multidisciplinar, a par de uma experiência pedagógica que apoia os formandos na pesquisa e desenvolvimento das características que definem empreendedores bem sucedidos.

Ao longo desta1ª iniciativa, foram realizadas algumas ações de capacitação sobre empreendedorismo, iniciadas em meados do ano letivo, nas escolas aderentes da área da CIMBIS.

Estão envolvidas neste projeto:

  • 6 Turmas do 2º Ciclo;
  • 6 Turmas do 3º Ciclo;
  • 4 Turmas do secundário e profissional;

Tem como Objetivos:

  1. Sensibilizar para a importância dos agentes educativos na promoção de uma cultura empreendedora.
  2. Dinamizar atividades de enriquecimento curricular de promoção de empreendedorismo, criatividade e inovação.
  3. Promover Ações de Formação em Pedagogia Empreendedora.
  4. Desenvolver ações com vista à promoção do potencial de criação e iniciativa dos jovens

O final desta ações culmina com um concurso de ideias, dirigida aos alunos das escolas envolvidas, cuja apresentação está marcada para dia 30 de Maio, a decorrer em Castelo branco.

Sobre este evento, será posteriormente dada mais informação