Concurso de Ideias Escolas 2013

"As melhores Ideias, começam nas Escolas"

Concurso_ideias_escolas_2013_1.jpgChegou ao fim no passado dia 30 de Maio, a primeira edição do concurso Intermunicipal de Empreendedorismo nas Escolas da Beira Interior Sul. Esta iniciativa que decorreu desde novembro de 2012, foi promovida e coordenada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul (CIMBIS), em conjunto com as Escolas da sua área geográfica, envolvendo um conjunto de 20 professores numa acção de capacitação para o empreendedorismo e aproximadamente 250 alunos dos 2º e 3º ciclo, ensino secundário e profissional, para o desenvolvimento de ideias potenciadoras de negócio.

Nesta primeira edição o programa Empreendedorismo nas Escolas, encerrou com um evento público, em Castelo Branco e incluiu uma "Feira de Empreendedorismo Júnior" e a apresentação de ideias, inseridas num concurso de Ideias de âmbito escolar.

A Feira do Empreendedorismo Júnior, que decorreu nas "Docas" em Castelo Branco, das 14:30h às 17:30h, envolveu 4 Turmas de alunos do 2º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas, Faria de Vasconcelos, Vila Velha de Ródão e, Alcains e S. Vicente da Beira, que mostraram propostas de negócio, baseados principalmente, no potencial endógeno da região.

Já no Concurso de Ideias, os alunos do 3º Ciclo, Secundário e Profissional, apresentaram as suas ideias de negócio, numa sessão que decorreu no Cine Teatro, entre as 18:00h e as 20:00h.

Esta sessão, teve na abertura o Presidente da Comunidade da Beira Interior Sul, a Delegada Regional da Educação do Centro, o Presidente da Câmara de Castelo Branco, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, onde foi realçado a importância da capacitação dos professores e alunos nesta temática do empreendedorismo.

Concurso_ideias_escolas_2013_2.jpgA ordem de trabalhos seguiu com a apresentação de 15 projetos selecionados entre mais de 25 candidaturas. As propostas, diversificadas e algumas com muito potencial empreendedor, foram baseadas umas, nas preocupações ambientais e outras, em necessidades utilitárias sentidas pelos promotores, demonstrando a assimilação dos prossupostos de base para a criação de ideia de negócios.

O Júri foi constituído por Cristina Granada (Vereadora da Cultura de Castelo Branco), António Cabanas (Vice-Presidente da Câmara Municipal De Penamacor), José Manuel Alves (Vereador da Cultura de Vila Velha de Ródão), Pedro Dias pela CIMBIS e Sérgio Félix, da GesEntrepeneur.

 

Os prémios, após a apresentação e defesa por parte das equipas, ficaram distribuídos da seguinte forma:

 2º CICLO

Concurso_ideias_escolas_2013_3.jpg

1º Prémio: Turma do 6º A do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão;

2º Prémio: em ex aequeo para as duas turmas 5º C, das Escolas dos Agrupamentos: Faria de Vasconcelos e Alcains e S. Vicente da Beira;

3º Prémio: Turma do 5º A da Escola do Agrupamento de Alcains e S. Vicente da Beira.

 

  

3º CICLO

Concurso_ideias_escolas_2013_4.jpg

1º Prémio: Projeto - "All Bordados" - Promotores (Beatriz Botelho, Jimmy Filipe e Carolina Fernandes) do Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos;

O 2º Prémio: Projeto - "Canivete Escolar" - Promotores (Francisco Fonseca, José Araújo e Hugo Tavares) do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão;

3º Prémio: Projeto -"Garrafa Tic Tec" - Promotores (António Lopes, Filipe Caetano e Sérgio Silvestre) do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

SECUNDÁRIO E PROFISSIONAL

Concurso_ideias_escolas_2013_5.jpg

1º Prémio: Projeto - "Tudo num Click" - Promotores (Marta Carlos, Carina Cerdeira, Catarina Silva e Mariana Robalo Lucas) do Agrupamento de Escolas de Penamacor;

2º Prémio: Projeto - "Quinta Pedagógica" - Promotores (Cláudio Gonçalves, Carina Costa e Márcia Alexandre Gonçalves) do Agrupamento de Escolas de Penamacor;

3º Prémio: Projeto - "Digital Pro" - Promotores (Helena Teixeira, Ana Rebelo e Daniel Carrasqueiro) do Agrupamento de Alcains e S. Vicente da Beira.

 

Esta iniciativa da CIMBIS, permitiu também, a estas instituições, conhecerem-se e dar início a uma relação que se pretende que seja profícua, duradoura e resulte no estímulo empreendedor dos mais jovens, e que contribua decisivamente para consolidação de uma cultura de empreendedorismo nas Escolas.

No próximo ano lectivo, a CIMBIS pretende lançar a 2ª edição, contando envolver ainda mais escolas e mais alunos, uma vez que a edição que agora terminou lançou a semente do empreendedorismo na região, faltando agora, que as instituições envolvidas, CIMBIS, Municípios e Escolas, a façam crescer, dando-lhes a devida atenção e tratamento.
Este evento, revelou ainda o grande empenho de alguns professores e alunos, e espera-se que tenha sido a semente para uma próxima edição, com um maior número de pessoas envolvidas do universo escolar, integrando talvez o 1º ciclo, que demonstrou nesta mostra, estar à altura dos "maiores". Integrando o Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos, este nível de ensino apresentou, principalmente com o projecto da bicicleta "familiar" ter já sentido empreendedor.

Para a realização deste evento, estiveram envolvidas várias instituições, que foram o suporte deste evento desde logo das Câmaras Municipais de Penamacor e Vila Velha de Ródão e as Juntas de Freguesia de Alcains e S. Vicente da Beira que asseguraram o transporte dos alunos dessas localidades, a ocupação do espaço para montagem das tendas para a Feira, cedido pela Câmara Municipal de Castelo Branco e a disponibilização do Cine Teatro e todo o apoio logístico de som e imagem pelo seu responsável.

Professores e Alunos envolvidos no 2º ciclo Professores e Alunos do 3º ciclo Professores e Alunos do Secundário e Profissional
Concurso_ideias_escolas_2013_6.jpg Concurso_ideias_escolas_2013_7.jpg Concurso_ideias_escolas_2013_8.jpg