ALUNOS DA BEIRA INTERIOR SUL, VISITARAM BARCELONA
3 a 6 de Setembro de 2013

A Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul - CIMBIS, na sequência do Concurso de Ideias nas escolas, que decorreu durante o ano letivo 2012/2013 e terminou a 30 de Maio em Castelo Branco, premiou o 1º classificado no nível do ensino secundário e profissional, com uma viagem a Barcelona.
Esta viagem tinha por objetivo dar a conhecer a cidade de Barcelona, e em particular um pouco do seu ambiente empreendedor, uma vez que esta cidade é uma das referências europeias, no que diz respeito ao apoio ao empreendedorismo.
Assim, o grupo vencedor com o projeto - "Tudo num Click" - das alunas Marta Carlos, Carina Cerdeira, Catarina Silva e Mariana Robalo Lucas, do Agrupamento de Escolas de Penamacor, e o seu professor e orientador Dr. Luis D'Elvas, foram conhecer a cidade do ponto de vista empreendedor, contactando com empreendedores locais, visitando Universidades e Incubadoras de Empresas e também do ponto de vista cultural, com visita aos principais locais turísticos, visita a museus, e refeições em locais carismáticos.

Acreditamos que promover o contato com diferentes realidades empreendedoras, nomeadamente diferentes expressões criativas, cultivando o desenvolvimento da rede de contactos dos jovens, partilha de experiências, é um instrumento fundamental para abrir novos horizontes aos líderes de amanhã.

Para o grupo vencedor, esta foi uma experiência única, enriquecedora, que jamais vão esquecer, conforme foi transmitido nos seus depoimentos que fizeram chegar à CIMBIS.

Catarina Silva:
A viagem a Barcelona, foi uma experiência única, tive a oportunidade de conhecer novos sítios, novas pessoas, aprender coisas novas. Gostei imenso, desta viagem só retiro para a minha vida coisas positivas. Agradeço muito a todos os que participaram e contribuíram para a realização desta experiência maravilhosa.

Marta Carlos:
Esta viagem a Barcelona contribuiu tanto para o meu desenvolvimento pessoal como profissional. Com esta, pude descobrir locais únicos e magníficos que esta cidade oferece, assim como a grande quantidade de empresas preocupadas com o empreendedorismo e consequente desenvolvimento do mercado de trabalho. Assim, agradeço a todas as pessoas que contribuíram para esta agradável visita.

Carina Cerdeira:
A viagem a Barcelona foi muito interessante para o meu futuro porque aprendi como algumas empresas funcionam e um dia posso aplicar estes conhecimentos. Também gostei de ver os monumentos pois foi uma boa oportunidade de conhecer coisas que nunca tinha visto.

Mariana Lucas:
A viagem a Barcelona foi uma viagem muito enriquecedora, pois tivemos contacto com várias entidades de empreendedorismo, foi uma experiência única.

A Comunidade da Beira Interior Sul (CIMBIS) está neste momento a preparar a 2ª edição desta iniciativa para este ano letivo, esperando superar os 250 alunos envolvidos na 1ª edição.

GALERIA FOTOGRÁFICA