OS NOSSOS JOVENS EMPREENDEDORES

O programa "Educação para o Empreendedorismo nas Escolas", do projeto Empreendedorismo em Rede na Beira Baixa, financiado pelo Mais Centro/QREN e desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), decorre da importância e da necessidade de criar o gosto e a apetência pela atividade empresarial desde a mais tenra idade dos jovens da nossa área geográfica, contribuindo assim para a consolidação de uma cultura de empreendedorismo.

A CIMBB, dentro das suas competências e projetos, envolveu as escolas dos concelhos associados (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão), com a capacitação de professores e alunos, na temática do empreendedorismo.

Em 2014, a segunda edição deste projeto, envolveu cerca de 800 alunos e 54 professores.

O Concurso de Ideias, decorreu no dia 28 de Maio, entre as 14H30 e 18H00, em Castelo Branco, no auditório do Centro de Empresas Inovadoras (CEI), com os alunos do Secundário e Profissional, envolvendo 4 agrupamentos de escolas secundárias e 1 escola Profissional.


Foram apresentados 10 projetos, que foram anteriormente selecionados nas escolas. Houve também um concurso Municipal em Oleiros, no dia 9 de maio, com apresentação de 6 projetos, tendo sido selecionados 3 para a apresentação final.

Esta sessão, foi iniciada, com as palavras de acolhimento e incentivo do Sr. Vereador João Carvalhinho, em representação do Município de Castelo Branco, pelo Sr. Comendador Joaquim Morão, Primeiro-secretário da CIMBB, e pelo Sr. Dr. José Alberto Duarte, Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares.

O Júri, foi composto, por alguns, parceiros da Rede da Beira Baixa - Rede BB, (IPCB, InovCluster, ACICB e CMCD) e da GesEntrepreneur, tendo sido atribuídos 3 prémios.

PROJETOS PREMIADOS - ALUNOS DO SECUNDÁRIO E PROFISSIONAL

1º Prémio - Barcelona - Missão de Empreendedorismo

"SensationShoes", das alunas Carolina Reis, Cláudia Barata e Marília Pereira, do 12º ano da Escola Secundária de Alcains.

2º Prémio - Entradas nas Piscinas Municipais

"Por Terras de Ribeiro Sanches", dos alunos João Maneiras, Maria Miguel, Micaela Pelicano e Rafaela Oliveira, do 12º ano da Escola Secundária de Penamacor.

3º Prémio - Entradas nas Piscinas Municipais

"7ª Arte" dos alunos Ricardo Nunes, Rubem Silva, Vanessa Mergulho e Rute Gonçalves, do 10º ano da Escola Profissional ETEPA, de Castelo Branco.